“As condições atmosféricas podem se tornar adversas nos próximos dias. Os padrões higrométricos ou de umidade relativa do ar estarão bem abaixo da média para o período em praticamente toda a porção Sul do Estado”, explicou Werton Costa.
De acordo com a modelagem nacional utilizada pela Defesa Civil, as áreas mais afetadas serão toda a faixa cerradeira e sertaneja, com o extremo Sul do Piauí apresentando índices de umidade inferior a 30%. O restante da região deve registrar níveis abaixo dos 40% entre os dias 22 e 28 de junho.
O diretor ressaltou a gravidade da situação para a saúde pública, principalmente para crianças e idosos. “Essa condição atmosférica é extremamente danosa à nossa saúde e impacta de forma mais intensa crianças e idosos”, alertou.
Dicas para enfrentar o tempo seco
A Defesa Civil recomendou cuidados essenciais para minimizar os impactos da baixa umidade:
- Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira que pode agravar doenças respiratórias.
- Hidrate-se bem, bebendo bastante água ao longo do dia.
- Pratique exercícios físicos preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde, quando o clima está menos seco.
- Use umidificadores e mantenha os aparelhos de ar condicionado limpos para melhorar a qualidade do ar no ambiente interno.

Nenhum comentário:
Postar um comentário